Museu Municipal de Óbidos
O Museu Municipal de Óbidos tem como objetivo promover o património cultural do concelho, numa dinâmica que dê a conhecer as obras de arte, acrescentar conhecimento, criar parcerias que contribuam para formar públicos e reforçar o conhecimento sobre o território. O estudo, preservação e divulgação dos valores locais tem papel central para o conhecimento do território.
O pressuposto da sua intervenção assenta num conjunto de atividades de pesquisa e investigação, inventariação, recolha, seleção, tratamento documental, conservação e restauro e conceção de formatos de apresentação e comunicação deste património, que se consubstanciam em exposições e jornadas de reflexão.
As obras residentes no museu resultam do espólio municipal – espólio de arte religiosa, integrando objetos de culto, pintura e escultura (do século XV ao século XVIII), artefactos arqueológicos, bem como arte contemporânea, – bem como das partilhas dos acervos das Paróquias e da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.
As exposições são uma viagem pela produção artística e pela devoção religiosa da história da Vila, de que destacamos a obra de Josefa d’Óbidos. A coleção testemunha a ação das colegiadas religiosas e o enriquecimento cultural marcado por encomendas a alguns dos maiores nomes da Arte Portuguesa, como André Reinoso, Baltazar Gomes Figueira ou Belchior de Matos. Outros formatos expositivos promovem tematicamente o diálogo entre obras de arte clássica do acervo e o trabalho de artistas contemporâneos.