1. Museu Abílio de Mattos e Silva
Website:
Description:

Museu Abílio de Mattos e Silva

O Museu Abílio de Mattos e Silva tem como foco a divulgação da obra do artista nas suas múltiplas facetas de cenógrafo, figurinista, pintor e designer. Esta diversidade de saberes cruza com as artes e os artistas das artes cénicas, que não das artes do palco, promovendo desta forma uma relação direta com este mundo da estética e com artistas de todos os tempos que a estas áreas se dedicaram.

Este espaço de divulgação das artes cénicas, que interseta as artes gráficas, contribui para o enriquecimento cultural do território, dos que nele vivem e o visitam. Promove a investigação e estudo destas matérias, que vertem para a divulgação através das exposições concebidas sobre temáticas múltiplas, mantendo sempre presente as artes de Abílio. O trabalho do artista e expressivo ao nível da cenografia e do figurismo, com expressão nas áreas do Teatro, Opera e Dança. A par destas áreas desenvolveu trabalho significativo na área do design – cartaz, catálogo, livro, passando ao artefacto de publicidade, dando como exemplo a TAP .

Abílio de Mattos e Silva (Sardoal, 1908 – Lisboa, 1985)

Apesar de não ser natural de Óbidos esta era a sua terra de eleição e de coração, onde foi criado e onde manteve uma residência com a sua mulher, a arquiteta de interiores Maria José Salavisa – que deu personalidade a este espaço hoje designado Casa Museu _CASA DO ARCO de Abílio de Mattos e Silva e Maria José Salavisa.

Horário de funcionamento / Schedule:

9h30 às 13h00 – 14h00 às 17h30

Encerra à Segunda-feira / Closed on Mondays